Quinta-feira, 19 de Novembro de 2009

Luzes da ribalta voltam a brilhar sobre a Companhia

 

Banda está a comemorar 10 anos e deverá lançar um CD “best of” no início do próximo ano

Cerca de 900 pessoas assistiram ao concerto da Companhia da Música, no passado sábado, no Europarque. Foi a segunda vez que “Luzes da Ribalta”, um espectáculo dedicado às musicas do cinema, foi apresentado ao vivo, depois da estreia, exactamente há um ano, no mesmo local. Nessa ocasião, reuniu mais de 1.000 pessoas naquele espaço.
A Companhia actuou a convite da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira, que comemora 88 anos no próximo dia 7. Foi a primeira actividade inserida nas celebrações do aniversário, que culminam no dia 7, com um jantar aberto a irmãos, amigos e familiares da Misericórdia. Entretanto, nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro, decorre nas instalações da instituição um bazar com trabalhos em artesanato realizados pelos utentes do lar de idosos.
Mas não é só a Santa Casa a fazer anos nesta altura. No próximo dia 11, a Companhia da Música completa 10 anos de existência. “Sim, são dez anos desde o passado dia 11 de Dezembro de 1999, em que a CERCI de S. João da Madeira, para festejar os seus 20 anos, fala com o mentor do projecto (Benjamim Maia) para efectuar um espectáculo musical variado”, lê-se no blogue da banda. “Quem diria que passados dez anos, mais de cem concertos efectuados, mais de trezentas músicas interpretadas, um duplo álbum editado em 2005 e um DVD em 2008, este projecto estaria ainda de pé?”, questiona-se.
Assim, o convite para repetir o “Luzes da Ribalta” foi encarado pela Companhia como uma “prenda”.

“Luzes da Ribalta” é um dos mais bem conseguidos espectáculos efectuados pela Companhia da Música. Para além dos 11 elementos da banda, actuam ainda a Orquestra da Academia de Música de Paços de Brandão, a Academia de Bailado Liliana Leite, três coristas e dois convidados, Délio Danin e Rui Moreira. São mais de 50 elementos em palco, tantos como os temas interpretados, que percorrem 70 anos de história do cinema.
De 1933 a 1998, o alinhamento incluiu muitos êxitos de bilheteira norte-americanos, mas também europeus, com destaque para o cinema português, espanhol e italiano.
André Rêgo, Cecília Soares e Venusa Graça (esta última é a mais recente aquisição da Companhia) foram os principais intérpretes da noite, mas Eva Danin, que já não faz parte da banda, ainda executou alguns temas. O Coro dos Pequenos Cantores de S. João da Madeira teve igualmente uma participação especial, quando acompanhou Eva nos coros de “We don’t need another hero”, de Tina Turner para o filme “Mad Max”.
Destaque ainda para a performance sempre entusiástica de André Rêgo, que, para além de acompanhar as suas interpretações com movimentos de corpo mais agressivos, quando o momento o pede, não descurou o guarda-roupa, entrando efectivamente no espírito da canção. Se “Eye of the Tiger” (Rocky III, 1982) pede um roupão e ligaduras nas mãos, “Jailhouse Rock” pede um casaco de cabedal e “Bonny and Clyde” uns suspensórios.
A primeira apresentação de “Luzes da Ribalta” foi gravada e lançada em DVD em Fevereiro deste ano, estando à venda por 10 euros. Para o adquirir, os interessados deverão contactar a Companhia da Música através do seu blogue ou site.
O novo álbum da banda, cujo lançamento estava previsto para este ano como forma de assinalar o 10.º aniversário, deverá sair entre Fevereiro e Março de 2010. Intitulado “10 anos, 10 temas”, o trabalho selecciona 10 dos melhores temas interpretados pela Companhia da Música durante a sua carreira.
Por: Anabela S. Carvalho
Noticia do Jornal Labor

publicado por companhiadamusica às 19:18
link do post | comentar | favorito
|

pesquisar

 

Dezembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Ultimas Noticias

Companhia da Música enche...

Vida Por Vida

Companhia da Música - Con...

Festas da Cidade de S. Jo...

Companhia da Música brilh...

arquivos